Portal da Metodologia TPM - Total Productive Maintenance

 

Olá visitante! Clique aqui para identificar-se

Artigos Nova pagina 1
         Esqueci minha senha  Esqueci meu usuário
 
Home  >>  Artigos  >>  VALE A PENA DAR PRÊMIOS?
 
 
VALE A PENA DAR PRÊMIOS?
 
Autor: Ricardo F. Santos e Marisa Adán Gil
 
Prêmios são fortes motivadores, mas devem ser acompanhados pelo reconhecimento do empregador e por chances reais de ascensão na carreira.

Há seis meses, quem entrasse no restaurante Outback do Shopping Center Norte, em São Paulo, daria de cara com uma foto de Jaqueline Mayumi Naito, emoldurada em um quadro e acompanhada pelos dizeres "destaque de melhor atendimento". Toda vez que um cliente se dirigia à garçonete de 22 anos, fazia a mesma pergunta: "É você ali na foto?". Quando ela confirmava, muitos deles assentiam com a cabeça e aproveitavam para elogiar o seu trabalho. "É muito bom contar com o reconhecimento dos clientes. Não trocaria isso por dinheiro nenhum", diz Jaqueline, que trabalha no restaurante há 15 meses.

"Para motivar um funcionário, o reconhecimento do empregador é fundamental", diz Célia Marcondes Ferraz, coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas da ESPM. Segundo ela, esse reconhecimento pode ser um prêmio em dinheiro, uma parabenização em público ou um elogio em particular. Mas também é possível que venha na forma de uma política de promoções internas para os colaboradores que se destacam. "O funcionário quer se sentir em constante desenvolvimento. Por isso, é fundamental que a empresa proporcione a ele novos desafios profissionais", diz Célia.

Outras ações tendem a funcionar como incentivos: flexibilidade nos horários, possibilidade de folgas ou ajuda em um curso de línguas, por exemplo. É importante detectar as necessidades dos funcionários e procurar atendê-las,
na medida do possível. "Conceder uma folga ou flexibilizar o horário podem parecer ações menores, mas fazem toda a diferença no que diz respeito à satisfação do colaborador", diz Célia.
 
Bibliografia:
SANTOS, Ricardo. GIL, Marisa. Vale a pena dar prêmios? Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, 2010, n. 258, p. 107, julho de 2010.
 
 
 
 

 

Participe da maior pesquisa sobre TPM já realizada no Brasil e concorra a um Notebook.

PARTICIPE!

 
 
 

TPM contado por quem pratica

 

 

OS CAÇADORES DE PROBLEMAS DA BRASIL KIRIN

 

 
 

Busca   

 
 
Nova pagina 1
 

Portal TPM - Todos os direitos reservados.