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DIFERENÇAS A FAVOR DA EQUIPE
 
Autor: Nathália Braga
 
Divergências entre colegas de trabalho podem ser usadas para aumentar a produtividade na empresa.

Investir em qualificação, administrar o tempo, cumprir prazos e metas, dividir tarefas com os colegas... A rotina de trabalho exige cada vez mais maturidade e equilíbrio emocional dos profissionais. E em ambientes de competitividade, isso é cada vez mais difícil Tanto que é comum surgirem conflitos entre os colaboradores. Aprender a lidar com eles é muito mais importante do que parece. O bom funcionário precisa manter a postura. Somente assim conseguirá transformar as divergências em resultados positivos para a equipe.

"É normal as pessoas apresentarem diferentes opiniões. O conflito em si não é um problema. Pelo contrário, ele é saudável se for bem administrado", destaca Cezar Tegon, diretor presidente da Elancers, empresa de recrutamento on-line e gestão de pessoas. Transformar as diferenças em produtividade é papel do líder, que deve promover a integração dos profissionais e usar as crises do dia a dia para o crescimento de cada membro do seu time. O chefe também tem que dar o exemplo

Importância da imagem

Não é somente o gestor que deve cuidar do clima da empresa. Os funcionários precisam ajudar a manter a harmonia no trabalho. Afinal, isso influencia diretamente ria imagem da organização e dos colaboradores perante seus clientes e parceiros.

"Tenho uma colega de trabalho que não está satisfeita com a empresa. Quando os clientes chegam, ela disfarça para não atendê-los.
Essa atitude está gerando brigas e discussões com as outras funcionárias, além de prejudicar a organização. Os clientes são mal atendidos", conta a designer Pâmela Ramon, de 23 anos, que preferiu não identificar o nome de sua corporação.

De acordo com Pedro Scigliano Jr., consultor de recursos humanos (RH) da Meta RH, esse tipo de comportamento prejudica a carreira:"Em uma avaliação, por exemplo, um conflito será mais lembrado do que um projeto bemsucedido",analisa. Para não cometer deslizes, a dica é não agir precipitadamente. "Crie parâmetros para cada situação, para saber até que ponto você pode chegar", ensina Scigliano Jr.

O trabalho em equipe é primordial para o bom desempenho de uma empresa. Além de promover a integração, proporciona um ambiente agradável. Muitas vezes, uma gestão inadequada pode contribuir para o surgimento de conflitos entre os colaboradores e até com os clientes. O líder é responsável por administrar crises.

"O gestor precisa visualizar seu comportamento e enxergar os demais como extensão de si mesmo. O líder é 100% responsável por resolver esse tipo de problema na organização" afirma Pablo Aversa, coach (técnico de carreiras) e sócio-fundador da Alliance Coaching.
Segundo ele, o chefe precisa identificar se a cultura organizacional da corporação não estimula a competitividade em excesso: "Incentivar a inovação é saudável Mas é bom ter cuidado para não estimular brigas internas e falta de ética."

Clima de insatisfação

O especialista fez um alerta aos gestores sobre as crises entre os profissionais, as quais podem interferir na estrutura de uma organização. A principal conseqüência é a queda na produtividade, além disso, os funcionários ficam insatisfeitos com a carreira e o emprego.

"A ausência de harmonia move o colaborador para trás. As empresas buscam pessoas que saibam trabalhar em equipe. Elas sabem que, sem isso, o negócio não vai para frente."

Como manter o bom relacionamento no trabalho

Funcionários:
1. Evite discussões
2. Saiba diferenciar processos de pessoas
3. Nunca critique uma decisão, discuta meios alternativos e dê sugestões
4.Conheça seus colegas de trabalho
5. Aprenda a ouvir mais e processe informações antes de comentá-los
6. Trabalhe com sua intuição e tenha a observação como aliada
7. Coloque-se no lugar dos outros antes de falar o que pensa
8. Fuja de rodinhas durante o expediente
9. Reconheça quando uma grande ideia do grupo ou de alguém é lançada
10. Cuidado com seus comentários, pois você estar sendo testado

Líderes:
1. Aprenda a lidar com os conflitos na empresa
2. Seja transparente em suas ações
3. Use a meritocracia: quem produz mais, ganha mais
4. Tenha educação
5. Ouça as pessoas atentamente
6. Respeite as opiniões
7. Faça críticas construtivas
8. Reflita antes de agir
9. Resolva todos os problemas
10. Dê o exemplo para a equipe

Certo
Responsabilidade
Curiosidade
Integridade
Comunicação autêntica
Negociação
Boa gestão
Domínio emocional

Errado
Culpar os outros
Arrogância
Egoísmo
Comunicação manipulativa
Egocentrismo
Negligência
Desequilíbrio Emocional
 
Bibliografia:
BRAGA, Nathália. Diferenças a favor da equipe. Diário de S. Paulo, São Paulo, 4 de julho de 2010. Talento & Sucesso, p. 4-5.
 
 
 
 

 

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