Portal da Metodologia TPM - Total Productive Maintenance

 

Olá visitante! Clique aqui para identificar-se

Artigos Nova pagina 1
         Esqueci minha senha  Esqueci meu usuário
 
Home  >>  Artigos  >>  PERCA O MEDO DE CELEBRAR SUAS VITÓRIAS
 
 
PERCA O MEDO DE CELEBRAR SUAS VITÓRIAS
 
Autor: Luiz Marins
 
Nós, brasileiros, temos de acabar com a falta de autoestima que nos faz pensar que celebrar é algo errado ou coisa de pessoas arrogantes ou mesmo que "dá azar". Parece que temos vergonha de comemorar nossas vitórias, de celebrar nossas conquistas. Quando tudo vai bem, em vez de comemorar, ficamos aflitos, com medo, pois nunca nos achamos merecedores do sucesso. Precisamos acabar com isso.

Vejo que as empresas celebram pouco suas pequenas vitórias — a conquista de um novo cliente, um novo contrato, o reconhecimento de um fornecedor. Mesmo as grandes vitórias são comemoradas com discrição, muitas vezes apenas pela direção. A impressão que tenho é que temos medo de permitir a comemoração em todos os níveis. Por quê?

Sem celebrar as vitórias não reforçamos nosso sucesso e não nos aprofundamos nas razões de nossos acertos. Quando damos foco excessivo a nossos fracassos, na verdade, reforçamos nossos erros e nosso medo de inovar, de criar, de agir. Vejo dirigentes que fazem reuniões e mais reuniões para resolver problemas e que nunca fizeram uma reunião sequer para elogiar e celebrar um fato vitorioso.

As pessoas precisam que suas atitudes positivas sejam incentivadas. Se o retorno for sempre negativo, ou seja, se só existir punição pelos erros e nunca elogios pelos acertos, elas se sentirão medrosas, inseguras e cada vez mais desmotivadas. Além disso, devemos nos lembrar de que passamos a maior parte de nossos dias no trabalho. Um ambiente punitivo, pesado e triste impede a inovação e a criatividade. As pessoas não vêem a hora de ir para casa. Uma das maiores responsabilidades dos dirigentes empresariais é fazer com que o ambiente de trabalho seja leve e agradável, um lugar em que as pessoas sintam prazer de estar e de atender bem os clientes.

E não se esqueça de celebrar suas vitórias pessoais. Comemore com a família e com os amigos. Não tenha vergonha de mostrar sua alegria. Celebre com aqueles a quem você ama as pequenas e as grandes conquistas da vida. Não tenha medo de mostrar sua felicidade ou de ser feliz.

Pense nisso. Sucesso!
 
Bibliografia:
MARINS, Luiz. Perca o medo de celebrar suas vitórias. Revista Voe Trip, São Paulo, outubro 2011, n. 40, Artigo, p. 82.
 
 
 
 

 

Participe da maior pesquisa sobre TPM já realizada no Brasil e concorra a um Notebook.

PARTICIPE!

 
 
 

TPM contado por quem pratica

 

 

OS CAÇADORES DE PROBLEMAS DA BRASIL KIRIN

 

 
 

Busca   

 
 
Nova pagina 1
 

Portal TPM - Todos os direitos reservados.