Portal da Metodologia TPM - Total Productive Maintenance

 

Olá visitante! Clique aqui para identificar-se

Artigos Nova pagina 1
         Esqueci minha senha  Esqueci meu usuário
 
Home  >>  Artigos  >>  ISO 26000
 
 
ISO 26000
 
Autor: Jorge Cajazeira
 
Você vai ouvir muito falar dela!

O que é a ISO 26000? E para que serve? Quais os benefícios de adotar esta norma? 
A ISO 26000 é um Guia de Diretrizes para orientar empresários, dirigentes de alto nível e profissionais de Responsabilidade Social ou Sustentabilidade a implantar uma gestão socialmente responsável. A ISO 26000 conceituou a Responsabilidade Social diferenciando-a do conceito de Sustentabilidade. Ou seja, Responsabilidade Social é uma relação ética entre uma organização e seus públicos de interesse visando o desenvolvimento sustentável. Responsabilidade Social é um meio, Sustentabilidade um fim.

Mas, sem possibilidade de certificação, por que alguém usaria a ISO 26000? 
As normas mais usadas e mais vendidas no Brasil não são as clássicas ISO 9001 e ISO 14001, ambas certificáveis. A norma mais vendida é a NBR14724:2001 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação utilizada para redação de monografias e teses. Muita gente acha que o reconhecimento dado pela certificação é o único incentivo para adoção de normas ISO. Mas essa é uma visão limitada e incorreta. Por exemplo, centenas de empresas têm investido grande quantidade de dinheiro em projetos de responsabilidade social e sustentabilidade sem ter muita clareza sobre o que são estes conceitos. Além do risco de perder seus investimentos, elas ainda põem em perigo a sua reputação, arriscando-se a adotar práticas equivocadas, mesmo que com boa vontade.

Criar uma norma global de Responsabilidade Social não deve ter sido tarefa fácil, já que o tema é transversal, novo e muito amplo. 
A construção da ISO 26000 foi inovadora, pois foi a primeira baseada nos multistakeholders (representantes de empresas, governos, consumidores, trabalhadores, ONGs, consultorias e comunidade acadêmica). Foi a primeira vez que uma norma internacional foi copresidida por um país em desenvolvimento e um país desenvolvido - Brasil e Suécia. Esse tipo de cooperação Norte-Sul se repetiu ao longo de todo o trabalho. Demoramos 6 anos para construir esse documento, mas o resultado final é reconhecido como um marco de excelente qualidade .

É obrigatório implantar a ISO 26000? 
Não. Aliás, a normalização é uma atividade eminentemente voluntária, quando uma norma passa a ser obrigatória ela vira uma regulamentação. Não se trata de impor restrições ou práticas rígidas para os gestores das organizações de qualquer um destes setores, mas sim de apoiá-los na construção de modelos de gestão capazes de satisfazer as necessidades atuais e futuras da Humanidade.

Como uma empresa pode aplicar a ISO 26000 em seu dia a dia. É muito caro? 
A questão é adotar princípios de responsabilidade social na gestão cotidiana e, paulatinamente, resolver os muitos desafios que surgirão, sempre levando em consideração a capacidade de investimento de cada um. É uma tarefa grande e complexa, mas essencial para quem pretende prosperar nos tempos em que vivemos. A ISO 26000 é uma excelente ferramenta para ajudar na superação desse desafio.

Quais os países mais avançados na implantação da ISO 26000? 
Esta norma foi publicada em novembro de 2010, e ainda esta na fase inicial de disseminação em todos os continentes. No Brasil, o ponto de referência da ISO 26000 é a Comissão de Estudos da ABNT sobre Responsabilidade Social. Temos também iniciativas importantes tanto em organizações empresariais - como Instituto Ethos, FIESP, FIEMG - acadêmicas - como Fundação Dom Cabral e FGV - e mesmo na sociedade civil, como o Observatório Social e o GAO - Grupo de Articulação de ONGs brasileiras na ISO 26000. Esse processo é irreversível e só faz crescer.

Jorge Cajazeira, 50 anos, é baiano de nascimento, mas um cidadão do mundo na verdadeira acepção da palavra. Foi este brasileiro, Ph.D. em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP), e atualmente Executivo de Relações Institucionais e Certificações da Suzano Papel e Celulose S.A. quem coordenou um dos projetos mais inovadores na construção de um padrão mundial para a Responsabilidade Social, a ISO 26000. Mais de 450 especialistas em todo o mundo trabalharam durante seis anos pela web e em encontros internacionais, coordenados por ele, construindo um dos documentos mais importantes sobre o assunto no mundo.
 
Bibliografia:
CAJAZEIRA, Jorge. ISO 26000 você vai ouvir muito falar dela! Revista TAM nas nuvens, São Paulo, agosto 2011, n. 44, Passaporte Corporativo, p. 137. 
 
 
 
 

 

Participe da maior pesquisa sobre TPM já realizada no Brasil e concorra a um Notebook.

PARTICIPE!

 
 
 

TPM contado por quem pratica

 

 

OS CAÇADORES DE PROBLEMAS DA BRASIL KIRIN

 

 
 

Busca   

 
 
Nova pagina 1
 

Portal TPM - Todos os direitos reservados.