Portal da Metodologia TPM - Total Productive Maintenance

 

Olá visitante! Clique aqui para identificar-se

Artigos Nova pagina 1
         Esqueci minha senha  Esqueci meu usuário
 
Home  >>  Artigos  >>  TRABALHO EM EQUIPE
 
 
TRABALHO EM EQUIPE
 
Autor: Robert Wong
 
Assim como países se tornam mais fortes quando são nações, os grupos melhoram seu rendimento enquanto times

Visitei o país África do Sul pela primeira vez em 1976, ainda em pleno regime do apartheid e em franco contraste com os dias de hoje. Agora vejo uma nação orgulhosa e dinâmica, preparando-se para ser sede da Copa do Mundo de 2010 e anfitriã de milhares de visitantes neste megaevento. 

Oual é a diferença entre país e nação? Um país é formado por um povo que vive em um território delimitado por fronteiras naturais ou convencionadas. Uma nação, por sua vez, é formada por um povo que convive em um território onde os habitantes compartilham de uma causa comum. E essa nação é normalmente forjada quando essa causa comum demanda sacrifícios ou esforços incomuns tanto sob uma liderança transformadora - revoluções, lutas pela independência, guerras, catástrofes naturais - como pela união de um povo que se junta para orgulhosamente comungar e celebrar suas glórias, conquistas ou momentos de euforia.

E esta é a mesma diferença entre um grupo e um time. Grupo é um conjunto de pessoas formando um todo, enquanto um time é um grupo de pessoas interdependentes, empenhadas em uma mesma atividade conjunta e visando uma causa comum. O time consegue resultados marcantes através do trabalho de equipe, especialmente quando se baseia em um espírito de ganha-ganha, o que aumenta a produtividade, melhora a qualidade, reduz os custos, traz maior satisfação pessoal, além de autoestima, e fomenta o companheirismo. Através do bom trabalho ern equipe alcança-se com maior facilidade o sucesso almejado.

A seleção brasileira está se preparando para realizar o sonho de ser hexacampeã, mas somente poderá ganhar a sexta Copa do Mundo se tiver, em cada posição, a pessoa certa no lugar certo no momento certo e, o mais importante, jogando pela razão certa. Isto é, defendendo o país, pensando no bem coletívo e honrando a camisa canarinho, em vez de procurar apenas a sua glória pessoal. Assim, vamos torcer como uma nação.
 
Bibliografia:
WONG, Robert. Trabalho em equipe. Revista TAM Magazine, São Paulo, 2010, n. 70, p. 44, maio de 2010.
 
 
 
 

 

Participe da maior pesquisa sobre TPM já realizada no Brasil e concorra a um Notebook.

PARTICIPE!

 
 
 

TPM contado por quem pratica

 

 

OS CAÇADORES DE PROBLEMAS DA BRASIL KIRIN

 

 
 

Busca   

 
 
Nova pagina 1
 

Portal TPM - Todos os direitos reservados.